Os novos MCU's (microcontroladores) NodeMCU e suas variantes, baseados no chip ESP8266, usualmente são programados em scriptLua. São mais interessantes que os Arduino no sentido de terem já conectividade Wifi, e são amplamente utilizados em IoT (Internet of Things).
Figura 1 - Variantes NodeMCU
Há possibilidade de se programar, compilar e transferir código executável C++ para esses processadores utilizando-se a IDE (interface) do Arduino, mostrada na imagem a seguir. Isto traz praticidade de se usar a mesma interface para um range maior de MCUs.
Figura 2 - IDE do Arduino
Inicialmente é necessário instalar o driver que reconhece este MCU no seu sistema operacional (Base Windows). Há duas versões deste mesmo MCU, e é necessário saber qual driver gerencia a versão de MCU que você tem em mãos, a saber:
- ESP8266 12-E
Esta versão é controlada pelo driver CP210x.
- ESP8266 12-F
Esta versão é controlada pelo driver CH340G.
Siga a imagem a seguir para diferenciar qual driver instalar:
Figura 3 - Identificando Drivers
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Terminada a instalação do driver, uma boa forma de testar a funcionalidade da NodeMCU é através de evidência de sua instalação no GERENCIADOR DE TAREFAS (TASK MANAGER) do Windows. Ao conectar via USB o microcontrolador, o mesmo deverá estar sinalizado no gerenciador de tarefas na aba PORTS; ver imagem a seguir.
Figura 4 - Reconhecimento do MCU no TASK MANAGER do Windows
CONFIGURANDO A IDE
A configuração da IDE para os NodeMCU é baseada em bibliotecas. Para isto, deve-se adicionar o caminho a seguir nas URL'S DO GERENCIADOR DE PLACAS, localizado na aba FILE/PREFERENCES, como mostrado na figura:
http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json
http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json
Figura 5 - URLs do gerenciador de placas
A seguir, deve-se abrir o gerenciador de placas selecionando-se o caminho TOOLS/BOARD/BOARDS MANAGER.
Figura 6 - Gerenciador de placas
Instale a nova library (biblioteca) para a família de controladores baseado no chip ESP8266, como mostrado na imagem a seguir.
Figura 7 - Library(Biblioteca) dos MCU's ESP8266
Tendo finalizado esta última etapa, é necessário selecionar a placa específica com que se deseja operar. Selecionar o ESP8266 GENERIC MODULE (Módulo genérico ESP8266).
A IDE está pronta para programação, compilação e transferir programas para a placa NodeMCU (ESP8266).
Atenção à configuração de pinos.
Figura 8 - Pinout config








Nenhum comentário:
Postar um comentário