domingo, 2 de setembro de 2018

Primeiro programa utilizando NodeMCU ESP8266 e IDE do Arduino

Salve, caro entusiasta de eletrônica.

A seguir será disponibilizado o primeiro programa utilizando NodeMCU ESP8266 especificamente na IDE do Arduino.

É um programa que simplesmente faz o LED interno do controlador piscar. Porém, ao final da postagem, tome tempo para exercitar em cima das alterações propostas para o mesmo programa.

Itens recomendados:

  • 1x Protoboard
  • NodeMCU ESP8266
  • Cabos de conexão ao Protoboard
  • Cabo USB para interface com computador/notebook
Com a IDE do Arduino configurada para a NodeMCU (veja postagem anterior), inicialmente insira o seguinte código em um novo programa na IDE do arduino


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//Blink
//Acende um LED por um segundo, então apaga o LED por mais um segundo, repetidamente.




// A funcao setup roda uma vez que voce pressione reset, ou alimente a placa

void setup() {
  // inicializa o pino digital LED_BUILTIN (que eh o LED interno) como saida.
  pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT);
}

// A funcao loop eh executada repetidamente eternamente
void loop() {
  digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH);   // acende o LED (HIGH eh o nivel de voltagem ALTO)
  delay(1000);                       // espera de 1 segundo
  digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW);    // apaga o LED (LOW eh o nivel de voltagem BAIXO)
  delay(1000);                       // espera de 1 segundo
}



A partir de agora, conecte o NodeMCU via USB, selecione a porta desejada na aba TOOLS/PORT e compile/envie o programa ao controlador clicando no botão .

Ao término da compilação e descarga para o controlador, o LED interno deverá assumir o comportamento de piscar a cada 1 segundo.

Atenção à configuração de pinos do MCU.

Figura 1 - Pinout NodeMCU


Como sugestão de exercício, propõe-se agora fazer a modificação do código do programa para algumas situações interessantes:


  • Modificar o período de HIGH e período de LOW

  • Realizar duas piscadas a cada 3 segundos.

  • Realizar 2 piscadas, seguido de LED aceso por 1 segundo

  • Inserir o Buzzer (campainha) em série com o LED

  • Reproduzir Som e Luz para uma Letra do Código Morse da imagem a seguir

  • Reproduzir Som e Luz para todas as Letras do Código Morse 

  • Captar letras de um teclado e transmitir a mensagem em Codígo Morse (Som e Luz)

Algumas situações demandarão mais conhecimento em C++.

Figura 2 - Código Morse


Segue vídeo de representação do Código Morse.










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